Menu do usuário

Águas de Penha inicia campanha para incentivar ligações à rede de esgoto

Campanha “Se liga – esgoto tratado, futuro garantido” orienta população

A Águas de Penha iniciou campanha para incentivar os moradores dos bairros Gravatá, Prainha de São Miguel e loteamento Santa Regina a ligarem seus imóveis à rede coletora de esgoto. Nessas localidades, o sistema de esgotamento sanitário já está 100% concluído e apto para receber as ligações domiciliares. A campanha “Se liga – esgoto tratado, futuro garantido” destaca que a conexão correta à rede é mais do que uma obrigação legal: é um gesto de responsabilidade ambiental e de compromisso com a saúde da comunidade. 

O lançamento inadequado de esgoto polui o meio ambiente, prejudica a qualidade da água, provoca mau cheiro e oferece riscos à saúde pública. “O sistema está disponível. Agora, cabe aos moradores se conectarem e contribuírem com um bairro mais limpo, saudável e valorizado”, ressalta o gerente de operações da Águas de Penha, Vilmar Pereira da Silva Jr.

Atualmente, o Sistema de Esgotamento Sanitário conta com cerca de 1,8 mil ligações na rede coletora. O percentual de residências interligadas ao sistema ainda é inferior a 40%. Desde a implantação, a concessionária promove fiscalizações e ações de conscientização. Por ora, os moradores estão sendo orientados, sem aplicação de multas pela falta de conexão.

Conforme a gerente de concessão, Luiza Loth, conectar o imóvel à rede pública de esgoto é essencial para promover saúde, qualidade de vida e preservação ambiental. “Quando o esgoto é corretamente coletado e tratado, evitam-se contaminações no solo, nos rios e no mar, além de reduzir drasticamente o risco de doenças”, afirma. 

O Sistema Gravatá, que atende as três regiões, conta com uma Estação de Tratamento de Esgotos (Ete) com capacidade para 12 litros por segundo, sete estações elevatórias e cerca de 28,8 quilômetros de rede coletora. Desde o início da operação, a concessionária tem investido na modernização da infraestrutura e na ampliação da cobertura, buscando eficiência e sustentabilidade para o sistema.

No loteamento Santa Regina, o novo sistema já está em funcionamento e a rede antiga será desativada. Por isso, é essencial que todos os moradores façam a ligação de seus imóveis o quanto antes, seguindo as orientações técnicas da Águas de Penha. Para facilitar o processo, uma caixa de inspeção (CI) foi instalada em frente a cada residência, permitindo conexão direta à rede pública.

Recentes

Mais bons negócios