O Salão do Automóvel de Xangai, maior do mundo e um dos poucos encontros deste segmento existentes na atualidade, aconteceu em abril.
Além da reabertura, após a pandemia mundial de covid-19, o salão consolidou a China com o maior mercado automotivo do planeta com cerca de 25 milhões de vendas médias anuais, ou seja, o país asiático se firmou na liderança da tecnologia de propulsão elétrica.
Após voltar à escala mundial, o Salão de Xangai revelou vários modelos, especialmente na linha “verde”.
BYD
Exibiu o supercarro U9 de sua nova marca Yangwang. O SUV U8 e o esportivo U9 apresentam a Plataforma e4 e o Sistema de Controle Hidráulico Inteligente BYD DiSus-P. O U9 estreia a linguagem de design “Time Gate”, expressando energia, tecnologia, velocidade e estética, trazendo a identidade visual da nova marca chinesa. A BYD mostrou ainda o conceito Song L, o Seagull e fez a “avant-première” global do Chaser 07.
Volvo
O EX90, sucessor elétrico do XC90, utiliza a mesma plataforma e o conjunto de baterias de 111 kWh do XC90, tem autonomia de 600 quilômetros, capacidade para sete pessoas e 250 kW (340 cavalos) de potência.
Volkswagen
Vai lançar mais 10 modelos de elétricos até 2026. Entre eles o sofisticado sedã tipo limusine elétrico ID.7, o primeiro modelo na plataforma MEB a usar um novo sistema de propulsão de alta eficiência, com 210 kW de potência, o motor elétrico mais potente e de maior torque em um modelo da família ID.
GWM
Os híbridos Haval H6 HEV, H6 PHEV e H6 GT, a chinesa Great Wall Motors mostrou o SUV híbrido Tank 400 que será equipado na parte de sua motorização convencional com um turbo a gasolina com potência de 252 cavalos, mais um híbrido leve.
Chery
Apresentou as marcas Omoda e Jaecoo. Entre os produtos inéditos, a parceira da brasileira Caoa apresentou o conceito Arrizo Star, que provavelmente terá propulsão híbrida para alcançar autonomia total de 1500 quilômetros.
Citroën
Apresentou o Citroën Autonomous Mobility Vision autônoma, elétrica e recarregável por indução, a plataforma pode operar quase que continuamente, 24 horas por dia, carregando-se automaticamente quando necessário em bases de carga dedicadas.
Peugeot
Lançou o chinês do 408X que é focado na eficiência e eletrificação inteligente, com duas motorizações híbridas plug-in - de 180 e 225 cavalos -, com o propulsor a gasolina PureTech de 130 cavalos.
China vende cerca de 25 milhões veículos anualmente